COVID-19 | As principais propostas do plano de recuperação económica de Costa Silva
A versão preliminar do plano de recuperação económica elaborada por António Costa Silva, consultor do Governo, estima que a economia portuguesa poderá cair 12% em 2020 e avança com um conjunto de propostas para os diversos setores de atividade.
Num documento de 120 páginas, intitulado “Visão Estratégica para o plano de recuperação económica e social de Portugal 2020-2030”, António Costa Silva deixa o alerta: não vale a pena ter “ilusões”, acrescentando que “a crise sanitária causada pela doença covid-19 traz consigo uma profunda recessão económica que tem características globais e que vai ferir profundamente” a economia.
Costa Silva lembra que as previsões para a economia portuguesa e mundial têm vindo a ser revistas e adianta que Portugal “pode vir a enfrentar uma das piores crises da sua história” e que “a queda do PIB [Produto Interno Bruto] em 2020 pode chegar aos 12%”, um valor que é muito superior à recessão prevista pelo Governo no Orçamento Suplementar aprovado recentemente na Assembleia da República e que previa uma queda do PIB de 6,9%, mas que o executivo também já admite rever.
António Costa Silva, que foi convidado pelo Governo para elaborar o documento, alerta também para que “a partir de setembro a situação de muitas empresas pode deteriorar-se significativamente”, considerando ser “fundamental existir no terreno um programa agressivo para evitar o colapso de empresas rentáveis”.
O primeiro-ministro afirmou hoje que o documento é a versão preliminar do plano de recuperação que será apresentado no final do mês, seguindo depois para discussão pública.
António Costa disse que “os diferentes ministros têm estado a apreciar esse trabalho, nos próximos dias vão enviar comentários a esse trabalho e o objetivo […] é que no final deste mês possa ser apresentado pelo professor António Costa Silva para discussão pública antes de o Governo o poder apreciar definitivamente”.
Consulte: Visão estratégica para o plano de recuperação económica e social de Portugal 2020-2030