COVID-19 | José Hernâni Costa, presidente da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto reuniu com o Primeiro Ministro
Na sexta-feira passada, dia 24 de abril de 2020, António Costa reuniu com o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e com as Associações representativas do comércio de Lisboa, Viseu e Fafe.
A reunião objetivou definir medidas de preparação do regresso à atividade de diversas empresas do setor. Para António Costa, a reunião visou “testar quais as normas de higienização para que todos sintam segurança na ida aos estabelecimentos” a partir do momento que sejam levantadas as restrições ao funcionamento da atividade destes setores.
O Conselho de Ministros anuncia no próximo dia 30 de abril, quais os setores comerciais que retomam a atividade com normas de segurança em 4 e 18 de maio e também em 1 de junho. O mês de maio deverá ficar marcado pela reabertura da economia “de forma escalonada” e começando pelos estabelecimentos mais pequenos.
Na passada sexta-feira, à saída da reunião com o primeiro-ministro, o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, adiantou aos jornalistas que o que está estudado é a hipótese de alguns estabelecimentos — os mais pequenos e “de proximidade” — abrirem a partir de 4 de maio.
Para os comerciantes a reabertura do comércio vai ser progressiva, reunindo as condições necessárias, sempre com restrições em lotação, quer em matéria de proteção de equipamento individual, seja para quem está a atender, seja em alguns casos para os clientes.