As II Jornadas Empresariais realizadas no dia 14 de junho de 2016, no Teatro Cinema de Fafe, vieram demonstrar a força incontornável da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o seu contributo para a afirmação do seu quarto pilar – a cooperação económica e empresarial como motor de desenvolvimento dos países lusófonos.

Tendo por lema “A nova visão estratégica da CPLP”, a Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, em parceria com a Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) e com a União dos Exportadores da CPLP (EU-CPLP), promoveu no passado dia 14 de junho, em Fafe, as II Jornadas Empresariais que – com o esperado sucesso obtido – vieram demonstrar a força incontornável da CPLP e o seu contributo para a afirmação do seu quarto pilar – a cooperação económica e empresarial como motor de desenvolvimento dos países lusófonos.

O evento – que serviu de momento impar de reflexão sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – teve lugar no Teatro Cinema de Fafe perante uma plateia composta por mais de 350 pessoas, desde empresários dos diversos sectores de atividade, entidades oficiais e políticas, religiosas, públicas e privadas. Entre as individualidades presentes, destaque, entre outras, para Salimo Abdula, Presidente da CE-CPLP, José Lobato, Secretário-Geral da CE-CPLP, e Mário Costa, Presidente da UE-CPLP.

As jornadas empresariais contaram ainda com Luis Amado, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, que, na oportunidade, foi empossado na Presidência da Assembleia Geral da CE-CPLP, em representação da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto. Aludindo ao facto do mundo se encontrar em fase de mudança na configuração das relações internacionais, foi taxativo, na sua intervenção, em afirmar que “a CPLP é hoje uma plataforma que nos permite adaptar à globalização”.

A abertura dos trabalhos contou com uma mesa constituída por Pompeu Martins, vice-presidente da Câmara Municipal de Fafe, Salimo Abdula, Mário Costa e José Hernâni Costa que, nestas jornadas empresariais, foi igualmente empossado no cargo de presidente da Direção da Associação Empresarial, juntamente com os restantes elementos dos corpos sociais para o triénio de 2016/2019.

Na sua intervenção, José Hernâni Costa abordou a temática das jornadas  empresariais para realçar a importância do contributo das organizações económicas e associativas para o desenvolvimento dos países da CPLP. Sublinhou, a propósito, o trabalho que tem sido desenvolvido pela Associação Empresarial no apoio à internacionalização e ao empreendedorismo, no âmbito da promoção da cooperação económica e formação junto dos países da CPLP.

Neste contexto, fez alusão à sucursal norte da CE-CPLP inaugurada na sede da Associação Empresarial, em Fafe, sendo este novo espaço, em sua opinião, “a consolidação e o reconhecimento do dinamismo que esta instituição tem e terá no futuro do desenvolvimento da CE-CPLP no norte de Portugal”. Corroborando das palavras de José Hernâni Costa e com rasgados elogios a dinâmica da Associação Empresarial, o Presidente da CE-CPLP, Salimo Abdula, manifestou o seu otimismo quanto ao potencial de crescimento da cooperação empresarial dentro da CPLP. “É tempo da classe empresarial estar feliz, porque hoje discute-se a cooperação como motor de desenvolvimento da CPLP. Contudo, Salimo Abdula deixou um repto lançado à classe política, no sentido dos governos perceberem a importância da classe empresarial enquanto dinamizadora do mercado lusófono.

Por outro lado, traçou algumas linhas programáticas para o futuro da Comunidade como a necessidade do desenvolvimento do setor privado da CE-CPLP, fazendo, desta forma, “jus” ao seu slogan: “Sózinhos podemos ir rápido; juntos podemos ir mais longe”. Outras medidas passam pela defesa do comércio livre entre os estados-membros da CPLP, bem como a criação do Observatório das Atividades Económicas da CE-CPLP.

Mário Costa, Presidente da UE-CPLP, foi outro dos oradores da mesa, considerando que a CPLP “está a viver um momento histórico da sua vida”, apostando, cada vez mais, em promover negócios no espaço dos seus países, através da criação de um mercado único no seio da CPLP, que abrange os quatro cantos do mundo, num total de 86 países que representam 30% da população, o equivalente a cerca de 650 milhões de consumidores.

As jornadas incluíram uma mesa redonda que abordou questões como a cooperação económica, a formação e a capacitação dos recursos humanos da CPLP, em que foram intervenientes Salimo Abdula, Laura Vidal, da Conexão Lusófona, e Jorge Gaspar, Presidente do Conselho Estratégico do Instituto de Formação da CE-CPLP, num debate moderado por Mário Costa, da UE-CPLP.

A área da formação profissional foi uma das tónicas dominantes do debate com Jorge Gaspar a defender os institutos de formação como “entidade de referência” em cada país da CPLP, projetos que, em sua opinião, devem ser estimulantes e devidamente acompanhados de planos estruturantes para as suas economias. Uma aposta, de resto, sublinhada por José Hernâni Costa que, na sua intervenção de tomada de posse, referiu a importância da criação do Instituto de Formação da CPLP (IF-CPLP), da qual a Associação Empresarial juntamente com a CE-CPLP e a UE-CPLP são os membros fundadores.

O papel dos jovens no processo de participação, consolidação e desenvolvimento da CPLP foi outra questão abordada nas jornadas empresariais, cuja temática mereceu de Laura Vidal, da Conexão Lusófona, uma reflexão sobre o fomento do empreendedorismo no seio da CPLP, e defendendo a capacitação de novas lideranças empresariais.

Na qualidade de autarca anfitrião das jornadas empresariais, o Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raúl Cunha, enalteceu o dinamismo da Associação Empresarial enquanto entidade colaborante no processo de desenvolvimento económico regional e local. “Fafe quer ser um município amigo dos empreendedores”, rematou Raúl Cunha, a exemplo da mensagem deixada pelo seu vice-presidente Pompeu Martins, por ocasião da sessão de abertura dos trabalhos, numa referência à conjugação de sinergias entre o Município de Fafe e a Associação Empresarial no dinamismo do tecido empresarial da região. Já os municípios de Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto estiveram representados pelos vereadores Isabel Coutinho e Carlos Fernando Peixoto, respetivamente, que, nas suas intervenções, elogiaram o “trabalho de excelência” da Associação Empresarial nos referidos concelhos, quer ao nível do apoio ao comércio tradicional quer na área da formação profissional.

As jornadas empresariais encerraram com um jantar de gala comemorativo do 12º aniversário da CE-CPLP e do 96º aniversário da Associação Empresarial, evento que serviu ainda para homenagear empresários e individualidades da CPLP.

PROGRAMA

15H00 – INAUGURAÇÃO DA SUCURSAL DA CE-CPLP NO NORTE DE PORTUGAL – FAFE
// Sede da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto

II JORNADAS EMPRESARIAIS – CPLP

// Teatro Cinema de Fafe

16H00 – RECEÇÃO AOS CONVIDADOS
APONTAMENTO MUSICAL

16H30 – SESSÃO DE BOAS VINDAS

  • Intervenção do Presidente da C. M. de Fafe – Raul Cunha
  • Intervenção do Presidente da CE-CPLP – Salimo Abdula
  • Intervenção do Presidente da UE-CPLP – Mário Costa

Tomada de posse do Presidente da Assembleia Geral da CE-CPLP – Luís Amado

  • Intervenção do Presidente da Assembleia Geral da CE-CPLP – Luís Amado
  • Tomada de posse dos órgãos sociais da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto para o triénio 2016-2019
  • Intervenção do Presidente da A.E. Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto – José Hernâni Costa
  • Intervenção do Presidente da CCP – João Vieira Lopes

COFFEE-BREAK
APONTAMENTO MUSICAL

18H00 – A NOVA VISÃO ESTRATÉGICA DA CPLP – MESA REDONDA
A cooperação económica, a formação e capacitação dos recursos humanos da CPLP
como motor de desenvolvimento dos Países da CPLP

19H00 – SESSÃO DE ENCERRAMENTO

  • Intervenção do Secretário Executivo da CPLP – Embaixador Murade Isaac Murargy
  • Intervenção do Presidente da C. M. de Cabeceiras de Basto – Francisco Alves
  • Intervenção do Presidente da C. M. de Celorico de Basto – Joaquim Mota e Silva
  • Intervenção do Ministro da Economia – Caldeira Cabral*

20H30– JANTAR DE GALA
Comemoração dos 12º aniversário da CE-CPLP e
96º Aniversário da A.E. de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto
(homenagem a empresários e a individualidades da CPLP)