Sob o tema “Países da CPLP – Uma Janela de Oportunidades”, a Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto assinalou, no passado dia 16 de maio, em Celorico de Basto, a primeira edição das Jornadas Empresariais, que resultaram num “sucesso empresarial” ao nível da troca de informação e oportunidade de negócios com vista à internacionalização de empresas portuguesas nos mercados da lusofonia.

O evento – enquadrado num plano estratégico de internacionalização das empresas portuguesas – contou com o apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em colaboração com a Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) e da União de Exportadores da CPLP (UE-CPLP).

O objetivo destas jornadas passou por esclarecer os empresários sobre os mercados da CPLP e as oportunidades de negócio que representam, nomeadamente sobre como dotar as empresas com os instrumentos indicados para impulsionarem as suas exportações, aumentarem a sua rede de contactos e potenciarem parcerias com empresas instaladas nos Países da CPLP.

Para tal, numa sala composta por cerca de trezentos participantes, marcaram presença empresários, deputados da Assembleia da República, associações empresariais e especialistas de várias instituições de destaque nacional e internacional.

O primeiro painel intitulado “Negócios nos Países da CPLP – Parceiros Estratégicos” contou com a presença do Presidente da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, José Hernâni Costa, do Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, do Presidente da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), Salimo Abdula, do Diretor-geral da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, Laurentino Ferreira, e do Presidente da União de Exportadores da CPLP (CE-CPLP), Mário Costa.

Para sublinhar a intenção de parcerias estratégicas, a Associação Empresarial assinou dois protocolos de colaboração, um com a Câmara Municipal de Celorico de Basto, e um outro com a UE-CPLP. O Protocolo assinado com o município celoricense tem como objetivo o estabelecimento de ações de cooperação entre ambas as entidades que permitam apoiar a ação ao nível da dinamização económica, formação e internacionalização das empresas do município de Celorico de Basto. Por sua vez, o protocolo com a UE-CPLP teve como objetivo tornar a Associação Empresarial entidade formadora da UE-CPLP, bem como a concretização de outras formas futuras de cooperação entre as duas entidades.

Nesta sua primeira edição, as Jornadas Empresariais contemplaram ainda uma mesa redonda sobre os “Desafios da Internacionalização”, moderada por Mário Costa, da UE-CPLP, onde o Presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, o Presidente da Fundação AIP (Associação Industrial Portuguesa), Jorge Rocha de Matos, o administrador da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Exyterno de Portugal), Vital Morgado, o banqueiro João Figueiredo e o empresário celoricense Daniel Fernandes, da Fabrimatex, debateram e abordaram esta temática, bem como os apoios atualmente disponíveis para a internacionalização das empresas, nomeadamente no quadro do novo programa comunitário Portugal 2020.

Terminada a mesa redonda, seguiu-se o momento de homenagem a Casimiro Magalhães Costa, Vice-Presidente da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, e homem ilustre na sociedade celoricense, pelos 25 anos ao serviço dos interesses dos empresários da região e, simultaneamente, pela dedicação inestimável demonstrada a esta instituição.

O terceiro painel, em jeito de encerramento do evento, ficou a cargo do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Pompeu Martins, do Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, e do vereador do Município de Celorico de Basto, Carlos Peixoto.

As últimas palavras foram dirigidas pelo Secretário Executivo da CPLP e, simultaneamente, embaixador de carreira diplomática da República de Moçambique, Isaac Murargy, o qual expressou a sua satisfação por verificar que as diversas entidades do mundo empresarial da CPLP têm vindo a criar novas sinergias e estão cada vez mais unidas, o que contribuirá para o progresso dos negócios das empresas lusófonas.

A Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto aproveitou ainda estas Jornadas Empresariais para fazer um balanço das ações realizadas no âmbito do seu plano de internacionalização, bem como divulgar as ações previstas até ao final do ano.

Para além dos mercados dos países da CPLP, esta instituição tem vindo a destacar-se pelo seu know-how em outros mercados, nomeadamente na França, Senegal e Marrocos, este último onde a Associação Empresarial possui uma delegação permanente.

No final da sessão, José Hernâni Costa, Presidente da Associação Empresarial, fez um balanço positivo do evento, referindo que o resultado estimulante do mesmo conduzirá, brevemente, à realização de novas edições das Jornadas Empresariais e a outras iniciativas similares, tudo sempre a pensar numa lógica dos interesses dos seus associados.

PROGRAMA

16:00 – Receção e Acreditação dos participantes

16:30 – Sessão de Abertura
NEGÓCIOS NOS PAÍSES DA CPLP – PARCEIROS ESTRATÉGICOS

  • José Hernâni Costa / Presidente da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto
  • Joaquim Mota e Silva / Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto
  • Salimo Abdula / Presidente da CE-CPLP – Confederação Empresarial da CPLP
  • Laurentino Ferreira / Diretor Geral da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto
  • Mário Costa / Presidente da UE-CPLP – União de Exportadores da CPLP

17:30 – OS DESAFIOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO – MESA REDONDA
– PORTUGAL 2020 – APOIOS À INTERNACIONALIZAÇÃO

  • Vieira Lopes / Presidente da CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal
  • Jorge Rocha de Matos / Presidente da AIP – Fundação e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da CE-CPLP
  • Vital Morgado / Administrador da AICEP
  • Daniel Fernandes / Empresário Celoricense – Fabrimatex
  • Mário Costa / Presidente da UE – CPLP – União de Exportadores da CPLP

18:30Coffee-break – PROJEÇÃO DO FILME “CPLP RUMO AO FUTURO”

19:00A LUSOFONIA COMO ELEMENTO POTENCIADOR DE NEGÓCIOS
Marcelo Rebelo de Sousa

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

  • Pompeu Martins / Vice-Presidente da Câmara Municipal de Fafe
  • Francisco Alves / Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto
  • Joaquim Mota e Silva / Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto
  • Secretário Executivo da CPLP / Embaixador Isaac Murargy

20:30 – JANTAR